Mercedes lança a van Vito no Brasil

Postado por Divelp
16 de outubro de 2015
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Prestes a comemorar 60 anos de atuação no Brasil, a Mercedes-Benz está de olho nas demandas do mercado nacional onde possa aumentar sua participação. Pensando nisso, a fabricante lança agora no País a van Vito, que chega com foco no uso comercial para se posicionar abaixo da Sprinter como uma opção menor e mais em conta para o transporte de carga e de passageiros nas grandes cidades.

As vendas começam em novembro e serão oferecidas duas versões furgão e duas para passageiros. O furgão custará R$ 104.990 sem ar-condicionado e R$ 109.990 com o equipamento. Já a Vito Tourer terá preço de R$ 129.990 na configuração Comfort para oito passageiros e R$ 139.990 na Luxo de sete passageiros.

A Vito estreia no Brasil em sua nova geração, lançada na Europa no final do ano pasado. Ela virá ao País importada da Argentina, onde é fabricada na planta de Virrey del Pino. As vendas por lá também devem começar no próximo mês. “Estamos entrando em um segmento ainda inexplorado no Brasil. Além de poder ser guiada por motoristas com CNH categoria B, outra vantagem é a sua baixa altura, que permite ir até o cliente onde ele estiver, por exemplo, acessando o interior de garagens. Por isso, vemos a Vito como única no mercado e sem concorrentes diretos”, afirma Carlos Garcia, gerente de vendas e marketing de vans da Mercedes-Benz. Embora a empresa negue, a Vito deve dividir sim consumidores com a JAC T8 (R$ 91.990).

Sobre a canibalização da “irmã” maior, Garcia defende que não haverá concorrência interna. “A Vito deverá complementar a oferta da Sprinter, sem roubar seus consumidores. Temos certeza de que o modelo será um sucesso de vendas aqui como é na Europa, mas primeiro vamos avaliar a resposta do mercado para pensar em expectativa de vendas”, completa o executivo.

Vito Furgão

Com PBT (Peso Bruto Total) de 3.050 kg, a Vito Furgão 111 CDI será oferecida sem ar-condicionado por R$ 104.990 e com ar-condicionado por R$ 109.990. Ela possui motor 1.6 16V turbodiesel de 114 cv de potência e 27,5 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm, com câmbio manual de seis marchas. Sua capacidade de carga é de 6 m³ ou 1.225 kg.

Todas as versões da van Vito – furgão e passageiros – serão equipadas com direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, volante com ajuste de altura e profundidade, controle de estabilidade e de tração, assistente de monitoramento de cansaço, assistente de partida em rampa, assistente de vento lateral, rádio com Bluetooth, USB e entrada para cartão SD, além dos obrigatórios airbag duplo frontal e freios ABS. No furgão, o ar-condicionado é opcional.

Vito Tourer

As versões de passageiros se chamarão Tourer e têm como missão aumentar a participação da Mercedes-Benz nesse segmento, uma vez que a Sprinter lidera as vendas de vans de passageiros no Brasil no acumulado de janeiro a agosto de 2015.

A Vito Tourer 119 tem a opção de entrada Comfort, que sai por R$ 129.990 e oferece configuração 8+1 (oito passageiros mais o motorista). Ela já vem equipada com bancos individuais e ar-condicionado com saída para os bancos traseiros, além dos itens comuns ao furgão citados acima.

Já a topo de linha Luxo custa R$ 139.990 e tem configuração 7+1, ou seja, leva sete passageiros. O valor extra se justifica por trazer de fábrica, além dos itens da Comfort, bancos revestidos de couro e reclináveis, rodas de liga leve aro 16, volante multifuncional, retrovisores elétricos com aquecimento, apoio de braço nos assentos dos passageiros, farol de neblina e para-choque na cor do veículo. Rodas aro 17 são opcionais nessa versão.

A van de passageiros será sempre equipada com motor 2.0 turbo flex – exclusivo para o Brasil – que rende 184 cv de potência e torque de 30,5 kgfm entre 1.250 e 4.000 rpm com ambos os combustíveis. O câmbio também é manual de seis marchas.

Espaço interno

A Vito é menor que a Sprinter em todas as dimensões. Seja na opção de carga ou na de passageiros, ela mede 5,14 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,91 m de altura e 3,20 m de entre-eixos – são 77 cm, 7 cm, 67 cm e 46 cm a menos, respectivamente, quando comparada à Sprinter de entrada para passageiros. Por outro lado, a altura interna é de 1,32 m na van, sendo 33 cm menor do que na irmã maior. E vale lembrar que a Sprinter é vendida nas opções 9+1, 15+1, 17+1 e 20+1.

Com essas medidas, a Vito oferece um ótimo espaço interno para os ocupantes, que se acomodam sem problemas nos bancos individuais, todos com cintos de três pontos e sistema isofix para cadeiras infantis. E há ainda porta-objetos e porta-copos na lateral do veículo. Para levar as bagagens, o porta-malas comporta 990 litros atrás dos bancos.

Impressões ao dirigir

O iCarros teve a oportunidade de fazer um breve test-drive com a Vito Tourer dentro da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). Nesse contato, foi possível perceber que a empresa atingiu seu objetivo de oferecer um veículo prático para rodar nas grandes cidades. O motor 2.0 turbo flex se sai melhor depois de embalado do que nas arrancadas, mas isso não deve incomodar os motoristas no dia a dia. O câmbio tem bons engates e curso da alavanca curto, o que ajuda a dar precisão – destaque para a alavanca posicionada no console, facilitando o acesso.

A suspensão é independente tanto na dianteira quanto na traseira, gerando bastante conforto mesmo para quem vai na parte de trás do veículo. A posição de dirigir é elevada, o que garante boa visibilidade, mas falta ajuste no volante, ao menos na versão de entrada Comfort testada. Por fim, a direção elétrica torna as manobras mais fáceis, aliada às dimensões reduzidas da van. No geral, a Vito mostrou ter muito a oferecer para quem precisa de um veículo para o transporte urbano e, ao mesmo tempo, não tem uma demanda tão grande que exija um modelo maior.

Veja abaixo a tabela de preços da Mercedes-Benz Vito:

Furgão 111 CDI: R$ 104.990
Furgão 111 CDI com ar-condicionado: R$ 109.990
Tourer 119 Comfort: R$ 129.990
Tourer 119 Luxo: R$ 139.990

Fonte: iCarros.com.br

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